segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Matéria (roteiro do curta)

 (Mulher "nasce" nua dentro de uma caixa. A caixa possui 2mx2mx2m, feita de madeira, e com iluminação natural. Ela se encontra perdida, não sabe onde está e muito menos quem é. Uma performance de descobrimento do -eu-, que combina dança contemporânea, atuação e muita expressão de voz)
p.s.: roteiro pronto para início de filmagens no fim de dezembro. TOP SECRET!! Confio em vocês!


(silêncio)


            (murmuros)

                                    (sussurros)

P.... Pe.... Pé

Pé!!
Meu pé!!!
Carne.... osso.... pele....

(se assusta com a voz e gritos)
(mão na garganta)

voz, vozz, VOZ!
Eu falo!

(se abaixa e acocora)

Chão.
Pé, chão.
Meu pé, o chão.
Chão duro!
Firme, reto...
Meu pé no chão.

(anda, desliza suavemente pelo solo frio)

pé-ante-pé.
Pé. De serra
Pé-de-vento.
SAI PÉ!

(descobre o pé)

Uma perna! (passo largo)
Um passo! (salto grande)
Um giro, um pulo! (piruetas)
Espaço!
ESPAÇO!

(abre os braços)

Eu ando nesse espaço.
Eu caminho.
Meu corpo tá no espaço!

(olha para as mãos)

Mão!! Eu posso tocar! Eu sinto!!

(toca o corpo)

(se recolhe)

Mas que corpo é esse?
Meu corpo?
Feito de que carne? De que osso? De qual pele?
... com que pés?

Meu corpo é resto, é carcaça, é cadáver....
Meu corpo é tronco, é torso, é talhe...
Minha carne é miolo, bojo, eixo!
E meu corpo é carne, é matéria, substância!

Minha cerne é alma! (dança)
E minha alma...
Sai alma! (voa)
Voa!

(arranca do peito)

Te livra! Vai! Voa!

(mas não sai...)

Mas o que te prende?
São essas mãos? Esses pés?
É esse chão? Esse espaço?
São as paredes....

(descobre as paredes)

Paredes...
PAREDES! (raiva)
                                    (bate, rebate, se joga, tenta quebrar)
                                                                                                            (perde forças)

(senta no canto)
(chora)

O que me prende?
Quem sou eu?
Por dentro dessa carne, por trás dessas paredes...
Quem é minha alma.
Quem fala por mim.
Quem move minhas mãos?
Quem me faz caminhar?

Quem sou eu?

Ma... Marina.
Clarissa.
Sara.
Camila.
Letícia.
Luiza,
Marina.

Ma-ri-na.

Quem eu sou?

Caco.
Vidro.
Estilhaço.

Flor. Cheiro. Destino. Amasso.
Rio. Vertente. Enchente.
Luz. Noite. Lua minguante.
Carinho. Desgosto. Prato na mesa.

Sou livro. Estrela. Escada.
Eu sou fermento, sou viagem, sou virgem.
Eu sou libra, sou o touro e o leão.
Sou bicho, espécie e evolução.

Sou cosmos!!!!

Por baixo desse corpo
Eu sou palavra!
Eu sou tudo e sou nada.

(sussurra)

E não vai ser minha carne ou meus pés que vão me impedir de ser.
Não vão ser essas paredes que vão me impedir de ir.

Voa!
VOA!

(em direção à parede.
            em direção à parede
                        em direção à parede)

(quebra. Voa)







Roteiro escrito por Camila Proto

Nenhum comentário:

Postar um comentário